domingo, 24 de janeiro de 2010

Nossa História

--------------

Quem Somos?
Um grupo de amigos que moram no bairro de Itapuã - Salvador-Ba, que se reúnem para jogar futebol amador e eventualmente montamos um time com os nossos melhores jogadores para disputar amistosos com outro grupo de amigos ou participar de pequenos campeonatos.

O símbolo foi expirado nas cores dos times do Bahia e do Vitória, tendo em vista que a maioria dos participantes do baba torcem para esses dois times. As setas significam a União dos integrantes do Clube em um só objetivo: Jogar Futebol.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Nossa História
REVISTA EM 07/02/2011
----------------
Foi por volta dos anos de 1988 que este Futebol Amador, mais conhecido aqui na Bahia como o famoso BABA, começou.
-
Os primeiros Baba aconteciam em frente à casa de Lulinha e Leandro, os irmãos que começaram o divertido futebol amador, na Rua Princesa Isabel, Itapuã, rua esta que era de barro. Era disputado em golzinhos feitos de madeira gradeado com uma grade de galinheiro de plástico e resistente. Nesta mesma época os grandes participantes do baba eram o Lulinha, Leandro, Silas, Xiquinho, Cleuber, Fred (Cabeça), Dário (BuBo), Val (primo de Lulinha), Sandro, Luciano (Bujão), Juninho, João Paulo e os mais novinhos Felipe (Camarão) e Dimas, alem de alguns convidados que sempre estavam presentes. Anos depois começou a chegada dos novos integrantes do babas conhecidos como os caseiros, tais como Rogério, Fomim, Fim e os diversos caseiros da Casa dos Irmão Xico, Fred e Felipe e dentre outros que me falham a memória.
-
Anos mais tarde, chegaram os conhecidos irmãos Cariocas como Edson, Edgar e Jefferson, nesta época o baba era chamado de o "BABA DA CAVERNA".
-
Com passar dos anos a citada rua começou a possuir mais casas. Assim foi começando as reclamações da vizinhança sobre o nosso baba, como muitos sabem, Baba que é Baba tem xingamentos e a vizinhança não gostava muito desse comportamento corriqueiro, além é claro da famosa bola cair nas casas vizinhas, perturbando os moradores locais próximo ao baba.
-
Ademas, a parti dessas reclamações e da quantidade de pessoas que participavam do baba - afinal não mais comportava no antigo local - começou-se a modificar os locais dos babas, indo primeiramente para dentro da Acadêmia Shaulin (Acadêmia do Jorge) possuindo uma quadra poliesportiva com gols grandes que foi cedida gratuitamente para a  utilização do baba, porém que anos mais tarde o dono da Acadêmia começou a querer cobrar pela utilização da mesma, fazendo assim que voltássemos a joga na Rua, tais como a Rua Juiz Orlando de Melo (que era de barro) e que ficava à frente da acadêmia e logo mais tarde começou-se a jogar na rua paralela da Juiz Orlando que é a Rua Acari.
-
Assim, com passar dos anos a quantidade de pessoas que participavam do baba aumentava gradativamente, fazendo com que o mesmo evoluísse. Então, foi a parti desse aumento gradativo que os participantes e organizadores resolveram a aderir uma prática até então modéstia em Salvador que era o Baba de Praia na noite da grande orla do Salvador-Bahia. Os primeiros babas aconteciam na praia em frente do CCAA de Itapuã, passando logo depois para enfrente do Clube Cassas e por lá ficou longos anos.
-
Passados os anos novos integrantes surgiram e começaram a participar do baba e os antigos participantes gradativamente começaram a deixar de jogar o divertido baba por motivos particulares ou físicos.
-
Ao longo dos anos a responsabilidade de organizar o baba passava a ser mais dos caseiros do que dos antigos participantes. O Rogério foi uns dos caseiros que passou a organizar o baba por muitos anos, até que mudou-se para outra cidade e o baba tão conhecido, adormeceu por longos anos.
-
Após esta adormecida, reaparece a figura do Gilmario que é mais conhecido como "Fim" ou "Gil", que é uns dos antigos participante do baba, que passou a ter a responsabilidade de organizar o mesmo, porém os babas aconteciam esporadicamente, ou seja, só acontecia na conveniência e oportunidade de Gilmario - Fim.
-
Então, "Fim" juntou-se a alguns participantes do baba, tais como: Jefferson (carioca), Tássio e Patrick (novatos do baba); e tentaram organizá-lo, fazendo surgir regras mais rígidas e severas, porém sem êxito, pois as regras eram posta verbalmente. Foi nesta época que surgiu um novo nome para o baba, que passou a ser chamado do baba da UNIÃO ESPORTE CLUBE - ITAPUÃ.
-
Anos depois, ressurge uns dos integrantes mais antigos do baba o Felipe Sant'Anna – Camarão, que passa a ter uma dinâmica maior com o mesmo, começando a profissionalizá-lo, pois criou um Estatuto Social e um Regulamento para o Baba, além de um site de divulgação do baba. A intenção do site/blog é de ter uma antecedência de quando e em que dia e hora o baba aconteceria, pois antes era a critério dos organizadores Fim e Patrick.
-
Ademais, passou-se a organizar os babas de acordo com as marés divulgadas por um site de Clima e Tempo, que divulga com muita precisão os horários das marés a cada dia do mês. Assim, todos os participantes têm como saber com precisão que data e a hora o baba acontecerá. Além do mais no site/blog da UEC sai a confirmação com um dia de antecedência do dia marcado para acontecer o baba.
-
Outrossim, com a organização pelo menos no papel do baba, começou-se a  registrar Súmulas de cada jogo realizado, ou seja, registra-se tudo o que acontece em uma partida jogada, passando a ser computado pontos e gols para cada participante individualmente, criando-se, assim, uma Classificação e uma Artilharia por jogadores do baba.
-
Foi então que a parti do dia 01 de Maio de 2009 foi considerado a Fundação do novo baba UNIÃO ESPORTE CLUBE - ITAPUÃ.
-
E meio que ditatorial, foi nomeada a primeira Comissão do Clube que tem como integrantes o Gilmario – Fim (presidente), Felipe – Camarão (Vice-Presidente), Evanildo – Patrick (Diretor Esportivo) e Tássio ( Diretor Financeiro). Além do recente criado Conselho Deliberativo que tem como integrantes o Valdinei – Fomim e Paulo – Paulinho.
-
Assim, com a organizaçao do baba surgiu a ideia do simbolo que até então não tinha e a ideia foi retirada do nome do baba e que tem como eslogan a "União de Amigos do Baba de Praia em Itapuã ", assim, como estamos no Estado da Bahia resolvemos unir as cores das duas maiores torcidas do Estado, utilizando-se, assim, das cores dos dois times, ou seja, o azul, branco e vermelhor do Bahia e o vermelho e preto do Vitória (a logomarca foi idealizada por Felipe Sant'Anna).
-
Portanto, se formos contar desde quando esse baba surgiu, temos 27 anos de história.
Salvador, 20 de Agosto de 2009